10 Dicas Infalíveis para VOCÊ….

10 Dicas Infalíveis para VOCÊ….

10 Dicas Infalíveis

para Enfrentar as Contas chatas do início de ano

afundado nas dívidas

 

E aí, tudo bem com vocês !!!

Pois é, agora que já se passaram as festas de final de ano e, geralmente, a maioria das pessoas estão com seus bolsos defasados, resolvi escrever este Artigo com as minhas 10 Dicas Infalíveis para enfrentar as contas chatas de início de ano.

Acho bem provável que você se identifique com algumas das minhas dicas, porém, infelizmente fazendo o contrário do que eu indico,rsrss.. não tem Problema, a partir de agora sei que será diferente, seguirás essas dicas!!!

Vamos lá…

Continue lendo e descubra que é possível vencer esse ”Pesadelo”…

        Bom, nem começou o ano direito e o Brasileiro já se depara com uma série de continhas “malcriadas” que o nosso governo nunca esquece de mandar.. Entra ano, sai ano e sempre no primeiro trimestre há aquelas despesas das quais não há como escapar: o pagamento de IPVA, IPTU, material escolar e, rematrículas nas escolas e há ainda aqueles que nem se livraram das contas do mês passado… difícil não?!!!.

Tradicionalmente usa-se o 13º salário para pagamento de dívidas, para as compras de Natal e viagens, sobrando pouco ou nada para esses gastos obrigatórios.

A situação ideal é que a pessoa tenha se preparado para essas despesas ao longo do ano que passou. Quem não se planejou agora vai sentir o amargo gosto de já começar o ano apertado ou no “vermelho”. A quem diga que: “Isso serve de lição para a pessoa se preparar neste ano para não passar aperto em janeiro do ano que vem.”

Eu ainda diria que é interessante resistir às tentações de consumo neste início de ano, tipo: trocar de carro, esbanjar com viagens caras, comprar presente pra todo mundo e etc.. e se concentrar no pagamento das despesas inevitáveis. Gastar tudo em férias ou em prazeres descontrolados podem custar stresse para todo o resto do ano que ainda está no início.


OK?!!!

Então vamos as 10 Dicas Infalíveis para Enfrentar as Contas chatas do início de ano…

economia no lar

nº1 – Faça o uso de reservas financeiras

       Uma boa pedida para o início do ano é usar parte do 13º salário ou da reserva financeira para o pagamento de contas essenciais e despesas inevitáveis de início de ano, caso disponha desses recursos você já estará na frente de muita gente.

nº2 – Seja forte e Fuja de empréstimos

Não recorra a empréstimos ou financiamentos para pagar as despesas de início de ano, as taxas a seguir cobradas são algo de que se deve evitar e muito. Não há vantagens, a única situação em que vale a pena pegar um empréstimo é trocar uma dívida mais cara por uma mais barata, e só”..

nº3 – Recorra a calculadora e planilhas

       Utilize Planilhas financeiras para fazer o controle cerrado das suas contas. É essencial no início do ano e você pode fazer isso utilizando cadernos de anotações e planilhas, os ganhos são absurdamente altos, Experimente!!!. Vejam as que disponibilizo Gratuitamente… é só fazer o download e começar a usar.. segue o Link


nº4 – Corte Gastos desnecessários, economize!!!

       É extremamente importante, para iniciar bem o ano, ter a disciplina de não ficar gastando com coisas desnecessárias, recomendo a leitura do meu artigo: Segredos para uma vida financeira próspera, Procure comer mais em casa e menos em restaurantes e compartilhe caronas, se controlem mais ao irem a um shopping, por exemplo, em fim, façam uma reflexão sobre estes gastos e façam o possível corte nessas despesas. De acordo com os economistas, o final de um ano e o início de outro sempre trazem gastos inesperados ao orçamento, por isso, é importante estar bem preparado para não ficar no prejuízo.

nº5 – Venda objetos que não usa mais!!!! (Essa eu me realizo, rsrsrs)

       Sabe aquela roupa, ou aquele calçado que tá novinho mas já fazem mais de 3 meses que você não usa, ou por não gostar muito ou por não te faz falta, lembrou aí?!!! rsrs, então, adquira renda vendendo estes.. “DESAPEGA, DESAPEGA!!!”

É uma excelente hora para obter uma renda extra vendendo roupas, calçados, bicicleta e outros objetos usados. Existem sites especializados neste tipo de negócio, e detalhe, realizam a venda para você de graça, com apenas alguns cliques.. sites como: OLX, Mercado Livre e outros, podem te render alguns reais nesse início de ano..

nº6 – Avalie se vale a pena parcelar

Para quem está endividado, a única opção para não comprometer ainda mais no orçamento é o parcelamento destes impostos. “Para quem tem reservas, deve-se avaliar se o desconto dado é maior do que o rendimento dos investimentos. Em geral, desconto acima de 5% vale a pena e abaixo de 2%, não. Portanto, se possível for, pague à vista, ou, no mínimo de parcelas possível, assim pagarás menos juros.

nº 7- IPTU ou IPVA?

Se estiver com dinheiro para pagar à vista um dos dois impostos, opte pelo IPTU. O IPTU dá descontos maiores para pagamento à vista. Só não faça outra dívida para quitar essas pois isso é trocar 6 por meia dúzia. Ainda, quando for pagar o IPVA, opte por dividir no número mínimo de parcelas a fim de pagar menos juros.. Use a sua inteligência financeira.

nº8 – Pesquise os preços do material escolar

Compare os preços das lojas, levem consigo pequenos blocos de anotações para que possam anotar os preços e depois adquirir no melhor lugar. E, se possível, procure pagar à vista. “Quando se oferece parcelamento sem juros, tem de verificar mesmo se não há juros embutidos. Não esqueça, muitas vezes as lojas oferecem descontos para pagamento à vista”. Se for possível, quando houver a possibilidade de juntar com outros pais que irão comprar os mesmos materiais, também é válida essa prática pois, quando se compra em grande quantidades, é mais fácil de negociar um bom desconto. Os lojistas não gostam de perder grandes vendas.

nº9 – Tudo pra já?

Avalie se é necessário comprar todo o material escolar agora. Às vezes, as escolas pedem materiais que só serão usados no segundo semestre, é também uma boa dica para se economizar. Se for o caso, deixe para comprar esses materiais mais para frente para aliviar os gastos de início de ano.

nº10 – Negocie Sempre os Descontos

       Não deixe passar em branco, ante de fechar qualquer negócio é sempre válido buscar um bom desconto, ainda mais se você for fazer o pagamento à vista.. Seja inteligente, use a sempre o raciocínio de que as lojas precisam vender e você tem o poder de negociar essa necessidade das lojas..

Sejam Felizes e Inteligentes Financeiramente!!

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de compartilhar alguma experiência?

Então deixe seu comentário logo abaixo. Estamos aqui pra te ajudar a desenvolver métodos realmente eficazes para você..

Responderei a todos os comentários, e garanto que todos serão lidos com bastante atenção.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e/ou familiares!

Cadastre-se, gratuitamente e receba nossas dicas exclusivas sobre como aumentar as suas rendas…

Post author

Responda