Os Dez Mandamentos para economizar combustível com seu Carro

Os Dez Mandamentos para economizar combustível com seu Carro

Olá,

Se você é uma das milhares de pessoas que não aguenta mais pagar caro nas Bombas de Combustível aqui no Brasil e procura uma solução para ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL com seu Carro, este Artigo irá te ajudar muito.

 

Bom, todos nós sabemos que com o litro da gasolina na casa dos R$ 4,00 e o etanol ultrapassando os R$ 2,50 nos postos, dicas para economizar combustível são indispensáveis.

 

As Dez DICAS que vou dar hoje te mostrarão que com algumas atitudes simples é possível tornar um passeio mais agradável e mais vantajoso para o teu bolso, diminuindo o consumo de combustível.

 

Então vamos lá, APERTEM OS CINTOS…

 

Os Dez Mandamentos para economizar combustível com seu Carro

dez-mandamentos-4

1º Curta a Paisagem

Em muitas estradas do Brasil há belas paisagens. Portanto, aprecie o que está a sua volta! Não pise fundo sem necessidade, mas seguindo atento à estrada, com as mãos no volante. Segundo um estudo do instituto Natural Resources Canada, aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode aumentar o gasto de combustível em até 20%.

 

2º Calibre os pneus

 

Com os pneus com pressão abaixo do indicado no manual do proprietário, o motor do veículo trabalha mais e, consequentemente, há maior gasto de combustível, já que há aumento da área de atrito do pneu com o solo. Segundo o instituto canadense, por exemplo, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

 

3º Manutenção em dia

 

Estar com a manutenção em dia e fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário também contribuem para um menor consumo de combustível, além da troca do óleo do motor, filtros de ar e de combustível de acordo, na quilometragem indicada, e alinhamento da suspensão do carro.

4º Acelere e freie suavemente

 

Seja na cidade ou na estrada, evite acelerar e frear bruscamente ou sem necessidade. Segundo o Natural Resources Canada, uma condução agressiva gasta muito combustível, até 15% mais na cidade. Mantenha distância do carro à frente, antecipe o tráfego e freie de forma suave. O sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.

 

5º Elimine o peso extra

 

Carregue somente o necessário em seu veículo. O peso da bagagem interfere no consumo de combustível, podendo aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados. Isso vale também para a instalação de bagageiros externos, já que também afetam a aerodinâmica e eficiência do veículo.

 

6º Observe as rotações corretas do motor

 

O tacômetro (ou conta-giros) também pode ser usado para economizar combustível. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será o consumo. No manual do veículo, também há a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente.

 

7º Use o ar-condicionado de forma moderada

 

Como é sabido, o ar-condicionado “rouba” a potência do motor e diminui sua eficiência. De acordo com o instituto canadense, conforme o veículo, o equipamento pode aumentar o consumo em até 20 por cento. No entanto se estiver fazendo calor e for necessário abrir todo o vidro, é recomendado como melhor forma de economizar combustível usar o ar-condicionado a trafegar com os vidros abertos pois a força contrária que o vento aplica entrando pelas janelas também influenciam no desempenho do motor fazendo com que o carro gaste mais combustível, válido principalmente para autoestradas.

 

8º Opte por carros com motores mais eficientes

 

Vai comprar um carro ou alugar um? Opte por modelos com motores mais eficientes. Para isso, basta verificar o ranking do Inmetro, que informa sobre a eficiência em termos de consumo e emissões. Os motores mais eficientes também ajudam a reduzir o consumo de combustível na hora da ultrapassagem e nas áreas com aclive.

 

9º Carros flex

 

Para conseguir uma maior eficiência no uso dos combustíveis em carros flex, é sempre recomendado o uso alternado de gasolina e etanol. Hoje, a tecnologia dos carros flex evoluiu bastante e veículos de diversas marcas dispensam o famoso “tanquinho” de gasolina para as partidas à frio. Com isso, a eficiência energética é maior.

 

10º Desligue o motor apenas em paradas prolongadas

 

Estacionou o carro por mais de 60 segundos para, por exemplo, esperar alguém? Desligue o carro. Manter o automóvel parado com o motor ligado por mais de 60 segundos consome mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.

 

Crie o hábito de economizar em tudo que for possível e necessário e a sua saúde Financeira agradecerá eternamente.

 

Economizando no combustível te dará uma maior autonomia financeira para gastar o seu dinheiro com coisas que realmente farão a diferença pra tua vida.

Viagem

Use uma Planilha Financeira para otimizar a sua gestão financeira com o seu automóvel.

Abaixo: Planilha Disponível para controle de Gastos com Veículo. É Só clicar na imagem abaixo para ter a sua planilha.

planilhas

Conclusão:

Parabéns por estar buscando formas de otimizar os seus gastos, te garanto que isso fará grande diferença na hora de refazer o controle de gastos mensais, proporcionando uma maior capacidade de investimento.

não me canso de repetir  a frase:

Quer mudança? mude você primeiro!

O QUE FAZER AGORA…

a) Deixe o seu comentário..

b) compartilhe este artigo nas suas redes sociais..

c) se ainda não se inscreveu no blog, se inscreva agora na barra lateral desta página.

d) mande as suas dúvidas para contato@carteirainteligente.com .

Forte Abraço,

Lucas Santos

Post author

There are 4 Comments

  1. Posted by Susumu Renato Oya Responder

    Muito bom ótimas dicas.E elas funcionam mesmo acreditem.
    Ja sej

    • Posted by lucas Responder

      Ótimo Sussumo. Obrigado pelo feedback, Abraço

    • Posted by Karinthia Responder

      Tip top stfuf. I’ll expect more now.

  2. Posted by Julz Responder

    Thanks for spending time on the computer (wtrgini) so others don’t have to.

Responda